segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

História do Heavy Metal (1980-1985)


Os anos 80 foram tempo de sucesso, do Rock 'n Roll clássico e do Trash Metal, várias novidades que vamos ver aqui.

1980

Foi um tempo ruim, e ao mesmo tempo bom para o AC/DC. Bon Scott havia morrido após uma bebedeira. A banda estava sem seu lendário vocalista, chegou a anunciar seu fim.
Mas, um fã que não queria o fim da banda, enviou uma carta a Malcolm Young, de uma sugestão de vocalista. Malcolm se lembrou do show de banda "Geordie" em que havia ido com Bon Scott, e lembrou-se de que Scott era fã do vocalista, Brian Jonhson. Malcolm pensou que Scott gostaria de tê-lo como subistituto, e o fez.

No mesmo ano gravaram o álbum Back in Black, o álbum mais vendido da banda e o mais vendido da história do Rock, o topo da banda!

Em 1979, Ozzy sairia do Black Sabbath, e e formaria sua banda solo, em 1980 lançaria seu primeiro álbum solo, o "Blizzard of Ozz", que traria clássicos como Crazy Train e Mr. Crowley.

1981

Em 1981, Lars Ulrich contratava alguns músicos para formar sua banda, entre eles, estavam James Hetfield, Dave Mustaine e Cliff Burton. 4 rapazes queriam parecer ótimos ao vivo, tocavam covers no começo, algumas composições próprias, mais o publico não gostava muito.
Nesse ano o Iron Maiden gravava seu segundo álbum, o "Killer", conquistando cada vez mais público.
Em 81, o AC/DC lançava mais um álbum, o For Those About to Rock, que não obteve grande sucesso de vendas como Back in Black, mais tem muitas músicas boas, com a música título, Evil Walks, C.O.D. e etc.

1982

Com 2 anos de existência, o Manowar lançava seu primeiro álbum, o Battle Hymns, com uma música com o nome da banda, Manowar, aí se iniciava a polêmica auto-promoção da banda e do Heavy Metal, presente em quase todas as música da banda.
Nesse mesmo ano aconteceria uma tragédia, na verdade duas. A morte de Randy Rhoads, de uma forma trágico, queda e explosão do avião.
Também em 82 o Iron abandona Paul Di'anno e colocava Bruce Dinckinson em seu lugar, gravando o álbum The Number of the Beast, o mais polêmico da banda, e o mais popular, que fez a banda chegar a seu topo

1983

Em 83 a recém nascida banda Motley Crue lança seu álbum de maior sucesso, Shout at The Devil, com músicas como Too Young to Fall in Love e um cover dos Beatles, Helter Skelter
Também nesse mesmo ano, Phil Rudd abandona o AC/DC e com ele vai metade do sucesso da banda, que a partir daí não gravou nada de muito novo, botando no lugar dele Simon Wright.
Metallica lançava seu primeiro album nesse ano, o Kill'em All não chegou a fazer muito sucesso na época, mas depois, foi muito creditado. Nesse ano o Metallica expulsou Dave Mustaine, que formou o Megadeth no mesmo ano.

1984

Em 84, Jake E. Lee entrava para a banda de Ozzy Osbourne e gravava o álbum Bark at The Moon. Nesse mesmo ano o Metallica evoluia no peso e lançava o álbum Ride The Lightning, ainda com letras escritas por Dave Mustaine, como For Whom the Bells Tolls e outras.
Enquanto isso o Mercyful Fate lançava seu seu terceiro álbum, o Don't Break The Oath.
Mais em 84 quem se destacou foi o Judas Priest, com seu álbum lançado a dois anos átras, o Screaming for Vengeance, que fez a banda chegar ao seu topo, mesmo depois do British Steel, que havia feito grande sucesso.

1985

Nesse ano o Megadeth lançava seu primeiro álbum, o Killing Is My Business, and Business is Good, com uma música que havia escrito por ele na época do Metallica, o Metallica a gravou em seu primeiro com o nome "The Four Horseman" e Dave a lançou como "Mechanix", como uma versão bem mais acelerada.
____________

A próxima edição irá falar de 1985-1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário