quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A História do Heavy Metal (1966-1975)

Hoje, mesmo esse blog tendo poucos leitores, iniciarei uma espécie de série contando desde o começo do Heavy Metal, até os dias de hoje, citando todos que tiveram importante participação no querido Heavy Metal! Aqui vai o primeiro capitulo, ao som de Black Sabbath - Black Sabbath.

1966

Tudo começou em 1966 quando Tony Iommi e Bill Ward, leram um cartaz de um vocal procurando uma banda, esse cantor era Ozzy Osbourne, que havia estudado com ambos nos tempos de criança, e dizem que Tony era o valentão que batia em Ozzy. Ozzy apresentou a Tony e Bill dois amigos que haviam tocado com ele em uma velha banda, Bill Ward e Jimmy Phillips, essa banda seria chamada de Polka Tulk, que tocavam Blues. Algum tempos depois Phlillps sai da banda e mudou o nome da banda para Earth.
Começam a fazer cover de banda famosas da época, como The Beatles e Cream, e com o gravador Jim Sipson gravou o primeiro Demo, em 1968. Descobriram que já havia outra banda com esse nome, Buttler, escreveu uma música com o nome de um filme de terror chamado "Black Sabbath" e teve uma idéia: "As pessoas pagam parar ter susto e medo no cinema, porque não fazer música assim?" Aí surgia a banda Black Sabbath.


1970

A banda iniciava uma mudança radical, começou a escrever música com letras mais assustadoras, mais obscuras e com soms novos denominando várias novos estilos inéditos, o Heavy Metal e o Doom Metal.

Enquanto isso, na mesma cidade, Birmigham, Ian Hill, K.K. Downing e Al Atkins formavam uma banda chamada "Judas Priest", que logo trocaria seus vocais, de Al Atkins pra Robert Halford, e a entrada de um baterista, John Hinch.

1973

Anos depois, na Escócia, 3 irmãos se mudavam para Sidney, na Austrália, o trio era apaixonado por guitarra, um deles, George Young, entrou na banda Easybeats, e fez sucesso nos anos 60. O outro irmão, Malcolm Young, ingressava na banda Velvet Underground.
Mais tarde, Malcolm sairia da banda Velvet, e em 1973, formaria com seu irmão a banda AC/DC. Depois, recrutaram alguns membros, entre eles, o baixista Larrys Van Kriedt , o vocalista Dave Evans e Colin Burges, como baterista. Depois disso vários entraram e sairam, em busca da formação perfeita.
Daves Evans, sairia da banda, por não entrar no palco em uma das apresentções, em 1974, e no lugar dele, o motorista da banda, Bon Scott, entraria no lugar dele.



1975

Em 1975, o Metal já havia se tornado popular pelo mundo, o AC/DC já tinha gravado seu primeiro álbum, o High Voltage, Judas Priest havia adicionado um novo guitarrista, Glenn Tipton, e lançado um album, o Rocka Rolla, que não chegou a fazer muito sucesso.
Mais o que aparecia de novo naquele ano, era o que seria chamado de hino do rock mais tarde. Rock and Roll All Nite, do Kiss, chegou no topo das paradas.
Em 1975, Peter Criss, Paul Stanley, Gene Simmons e Ace Frehley, formavam o Kiss, que com Rock and Roll All Nite (pouca gente sabe, mais essa música foi baseada em Cum on Fell the Noise, de Slade) conquistaram o mundo. Com suas maquiagens, fogo, sangue e tudo que tem direito, juntamente com Alice Cooper, fizeram a maquiagem explodir pelo Metal, formaram o Kiss Army, que era uma legião de fãs, e o Kiss Mania.

Também em 1975, Alice Cooper inagurava sua carreira solo com Welcome to my Nightmare, antes disso havia gravado Albums populares com Billion Dollar Babies, School's Out e I'm Eighten, mais nada que explosivo.
____________________________________________________________________


Esse foi o primeira parte da série de matérias, na próxima, irei contar de 1975, até 1980, onde surgiu muita coisa!

Um comentário: